Uma retrospectiva da moda em 2011

Color Blocking foi uma das tendências 2011

O ano de 2011 trouxe muitas novidades na moda: releituras de clássicos modelos e combinações diferentes que ganharam adeptas no mundo inteiro. Nas passarelas, houve uma retorno triunfal da mova navy que continua até hoje forte nas ruas. Estampas, como animal print, também fizeram sucesso e foram incluídas em coleções de inúmeras grifes como a Farm. Vale a pena relembrar o que marcou as passarelas!

Estampas

As estampas ganharam um grande espaço em 2011. O que antes era brega, se tornou cool. Seja estampas de cupcakes, doces, florais, entre outras inúmeras existentes, as estampas em animal print foram um sucesso. Zebra, onça, leopardo e cobra dominaram as vitrines no ano passado. Elas viraram uma febre mundial e quebraram aquele estigma de over.

Para quem achou que não iria vingar, errou.  O animal print continua forte na primavera/verão e não só em roupas, mas em acessórios e sapatos!

Moda navy

Definitavamente a moda navy foi um dos estilos mais fortes de 2011. As clássicas listras à la marinheiro estiveram presentes em bolsas, camisas, shorts e vestidos relembrando a moda dos anos 80. Prada foi uma das grifes responsáveis pelo retorno dessa moda. Quando ela apresentou sua última coleção primavera/verão 2011, as peças cairam no gosto do público e houve um forte revival.

Aliás, as tradicionais listras verticais continuam forte na indústria da moda e por aqui também. Não só na cor azul, clássica de marinheiro, mas em releituras nas cores vermelha, cinza, entre outras. O estilo não ficou restrito somente às roupas, mas ganhou espaço em acessórios e sapatos. E a partir da moda navy, houve inspirações e criações que comporam esse estilo, como pingentes de âncora e bússola.

Color blocking

Os anos 80 vieram com tudo ano passado, mas muita gente não gostou do estilo color blocking justamente por misturar cores fortes e inusitadas, que muitas vezes não combinavam. Laranja com azul, vemelho com verde, e por aí vai. Muitas pessoas aderiram, já outras não gostaram.

Realmente é o tipo de estilo que não cai no gosto facilmente, mas essa moda veio para quebrar a monotomia do outono/inverno e ser uma opção diferente. Foi muito duvidoso no início, mas muitas famosas, como a atriz de Gossip Girl Blake Lively, aderiram.

Sandália espadrilha

A clássica sandália dos anos 70 teve uma bela releitura e voltou com força.  Famosa por seu salto estilo Anabela e seu solado de cortiça, muitas mulheres aderiram ao look. De volta desde o ano passado, essa sandália é uma das fortes opções para o verão daqui.

Há vários modelos e com diversas estampas. Houve até releituras do calçado com um salto mais baixo, e até algumas estilo rasteiras. É o novo calçado do verão e dá para combinar com saias, vestidos, shorts e jeans.

Rendas

A renda já vem algum tempo, pelo menos desde 2010, ganhando espaço nas passarelas. Mas foi em 2011 que ganhou força e foi usada frequentemente nas coleções de diversas grifes, como a Chanel.

O estilo retrô teve seu retorno triunfal e deixou de ser algo antiquado e “só para as vovós”. A renda faz parte de roupas inclusive para festas, dando um toque especial. Scarlet Johansson foi ao Oscar 2011, com um vestido rendado da cor vinho, da Dolce & Gabbana. Os estilos retrô e romântico continuam em alta. Seja nos vestidos, blusas ou saias, definitivamente, as rendas vieram para ficar!

Foto Color Blocking: misskrevelaro.com

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.