A tendência color blocking

O Color Blocking dita o contraste de tons fortes, das passarelas às ruas.

Uma das tendências do momento, em vários cantos do mundo, é o color blocking. A arte ou ousadia de misturar “blocos de cores” em um mesmo look. Em geral, com cores puras, vivas, energizantes. Aquelas cores “cheguei” mesmo!  O color blocking tão mencionado nas pautas e paletas fashion da temporada, teve sua inspiração na escola do Neoplasticismo gerada pelos pincéis de Piet Mondrián e Theo Doesburg. Mondrián prezava por utilizar basicamente cores primárias, plasmadas geometricamente. Sempre com quadrados e retângulos, traçados em linhas verticais e horizontais, contornadas por uma margem negra. Buscava uma arte pura, clara, objetiva. Sua tela denominada “Composição” de 1921 foi uma inspiração para fashionistas e arquitetos. Em 1965, a Vogue francesa estampou na sua capa um vestido de Yves Saint Laurent totalmente inspirado no jogo de cores de Mondrián.

Nessa época, o color blocking ainda não era tendência, mas talvez já pudesse ser vislumbrado em algum lugar do futuro. Vestir-se com atrevimento e alegria pode dar um up na sua auto-estima e melhorar bastante o seu visual.  Lançado em temporadas passadas, o color blocking parece determinado a se reafirmar nesta primavera, e sempre reaparece no verão, seja em esmaltes, maquiagens ou acessórios.  No entanto, o mais legal disso, é que se trata de uma tendência bastante democrática. Qualquer um tem uma peça monocromática forte, que sempre sonhou mesclá-la com outro tom quente. Pois é hora de despir-se da vergonha, abrir o armário e arriscar-se! Com alguma moderação obvio. A recomendação dos estilistas é não misturar mais de três ou quatro cores.

Cores sólidas, impactantes e energizantes. Use e abuse do color blocking e melhore assim a harmonia do corpo e da mente. Pois saiba que o bom uso das cores pode apurar não só o seu visual, mas harmonizar corpo, mente e emoções. Para quem confia no poder da cromoterapia, o color blocking além de ter seu charme e estilo, ainda ajuda você a tirar proveito da freqüência de cada cor. Ainda segundo os adeptos do feng shui, cada dia da semana teria sua cor especial. Quantas vezes já não saímos à rua e nos deparamos com vários amigos ou transeuntes trajando, por casualidade, a mesma cor. Pode ser coincidência, ou parte da sintonia, da freqüência, da cor que inspira aquele dia da semana. Vá saber!

Bom, o fato é que parece que o color blocking já está sedimentando seu lugar no mercado. As vitrines não cansam de usá-lo. E seja para enfrentar uma balada, trabalhar ou estudar, é um look moderno, cheio de atitude e super cool.

Ícones que têm se destacado por ressaltar seus atributos com o color blocking vão de nomes como Rihanna, Jennifer Lopez e recentemente Sara Carbonero em um modelito Gucci, com saia laranja de seda e blusa decotadíssima super roxa.

Se você ainda está duvidando… Comece mesclando uma peça de cor viva com tons neutros. Ou duas peças como uma malha ou calça chamativa com sapato, bolsa ou acessório. Um verde bandeira fica lindo com um azul royal, o laranja pega super bem com o roxo, o vermelho sangue dá quase com tudo e os tons flúor são fáceis de combinar.

Daí por diante é uma questão de criação e atrevimento. Basta subir o astral, ficar de bem com o espelho e curtir a si mesma!

Foto: adyschneider no Flickr

Autor: Renata Vásquez

Redatora e revisora da rede de blogs The Diktyo SL.Advogada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.