
A Semana de Moda de NY, apesar de coincidir com os 10 anos do ataque ao World Trade Center, também foi notícia. Desfiles de grandes marcas como Lacotes e The Row marcaram o primeiro dia do evento, além de homenagens às vítimas do atentado.
Mesmo em clima de festa e com a participação de mais de 250 estilistas, muitas pessoas estavam vestidas com as cores da bandeira americana, ou com com camisas e acessórios do tema. Stephanie Winston Wolkoff, diretora do evento, em entrevista coletiva no Lincoln Center, disse que até hoje é difícil de lembrar aquele dia. “Está sempre presente e nunca nos deixará”, disse a diretora. Mas “isto é um negócio. Vamos lembrar esse momento, mas por respeito aos que aconteceu e por respeito à indústria, o show deve continuar”, acrescentou.
Diane von Furstenberg apresentou sua coleção com uma bandeira dos Estados Unidos, e a marca Lela Rose fez uma doação a organização Action America, para o Memorial de 11 de setembro.
Apesar das homenagens às vítimas em Nova York, muitas festas aconteceram em paralelo ao evento. Mais de mil lojas e boutiques funcionaram até de madrugada, oferecendo ofertas, conselhos de beleza, além de contar com a presença de estilistas e celebridades.

Lacoste
O desfile da marca francesa foi a estreia do estilista portugues, Felipe Oliveira Batista, como o novo diretor de criação da Lacoste, após a saída de Christophe Lemaire que foi para a Hermès. Apesar de já estar há um ano, foi o primeiro desfile do estilista trabalhando para a grife.
A coleção enveredou para o tema street. As pólos, peças clássicas da marca, foram transformadas em macacões. Calças largas, vestidos mais curtos e com cortes arrendodados na parte da frente estavam presentes nas peças da grife. Confira aqui as fotos do desfile.
The Row
O desfile da marca das irmãs Olsen foi marcada por muitas sobreposições e volume. As cores não variaram muito. A dupla usou muitos tons de branco e off-white, além de bordados de madre pérola. Calças de alfaiataria e túnicas também estiveram presentes no desfile.

Foi um desfile com roupas discretas, mas que chamaram muita atenção. É raro uma grife pertencente a atrizes receber muito prestígio, pois na maioria das vezes são marcas com um cunho mais comercial. Mary-Kate e Ashley Olsen continuam com um excelente trabalho. Não é a toa que em maio, a marca das irmãs foi indicada no CFDA Awards, prêmio para novos talentos.
Foto irmãs Olsen: my.beautiful.disaster no Flickr