Pin-up: o estilo que não sai da moda

Dita Von Teese é uma das estrelas famosas que é viciada no estilo pin-up

A moda pin-up sobreviveu aos passar das décadas e continua como um ponto de referência na área. Artistas como Marylin Monroe foram adeptas do estilo e se tornaram ícones. Atualmente a celebridade mais adepta dessa moda é a cantora Katy Perry.

Há dados de que o surgimento da pin-up se deu em meados nos anos 1890, mas foi na década de 40 que fez muito sucesso. A época da II Guerra Mundial foi marcada por esse estilo, aderido por muitas mulheres e principalmente atrizes para animar os soldados.

Quando não visitavam quartéis, fotos de atrizes como Rita Hayworth, Ava Gardner e Marilyn Monroe eram itens de coleção entre os jovens soldados, que guardavam várias fotos em seus armários. O look pin-up foi marcante em filmes como Gilda, Mogambo e O pecado mora ao lado.

Essa tem um jeito muito feminino, principalmente sensual e provocativo. Fotos e propagandas sempre tinham como referência esse estilo. Até nos desenhos, a moda pin-up foi retratada pela eterna Betty Boop, que continua forte até hoje estampada em vários produtos.

Além de Katy Perry, Dita Von Teese é outra celebridade adepta. A dançarina burlesca é famosa pelo seu estilo e principalmente as roupas, sempre com referências de fetiches. A cantora Christina Aguilera chegou a fazer um cd baseado só nos anos 40, o Back to Basics. Tanto que os clipes do álbum tiveram como temática a pin-up.

Como aderir ao estilo:

  • Maquiagem:

Utilize cílios postiços grandes, pois são uma parte essencial do visual. Exagere no delineador estilo gatinho e no batom vermelho. Além disso, utilize pó cor de rosa nas bochechas.

  • Cabelos:

A maioria das Pin-Ups usa cachos muito bem feitos e na altura dos ombros. È bom apostar em lenços retos ou em tiaras com flores e laços.

  • Roupas:

O ideal é usar roupas justas. Um visual antigo de saias rodadas, shorts compridas de cintura alta e camiseta de botões. . O decote coração era o preferido das pin-up. Além disso, elas também usavam muito a saia godê que ficou marcada nos anos 50. A cintura alta é também uma marca registrada.

  • Lingerie:

Aposte bastante em cinta ligas e espartilhos, as lingeries são comportadas e cobrem muito o corpo.

  • Acessórios:

Muitas pulseiras grandes e coloridas fazem parte do visual. E um cinto colorido para marcar a cintura é uma das características mais comuns da moda pin-up.

  • Sapato:

Aposte em sapatos de salto alto e coloridos, de modelo peep-toes.

Foto: insouciane no Flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.