Os cuidados certos para pele oleosa

Confira dicas para combater o excesso de óleo

Quem tem pele oleosa sabe o sofrimento diário de ter aquele brilho extra no rosto. Na hora de usar maquiagem tem que procurar os produtos certos e adequados para pele, além de ter uma preocupação constante de combater esse desconforto que faz parte do dia a dia de várias mulheres. Mas com um cuidados diários é possível controlar a oleosidade. Confira algumas dicas.

O ideal é ter um hábito básico de limpeza. Basta higienizar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite, justamente para tirar  o excesso. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, lavar o rosto muitas vezes ao dia pode deixar a pele ressecada e a partir disso o corpo acaba produzindo uma oleosidade extra.

Outros cuidados indispensáveis e que fazem bem a pele, além da lavagem, é limpar, hidratar e tonificar a pele. Para tonificar use os produtos adstringentes de preferência sem álcool. E na hora de hidratar, opte por um produto sem óleo.

A dica é escolher produtos indicados para peles oleosas, pois levam menos ou nenhum óleo na fórmula. Isso também se aplica ao sabonetes, que devem ser indicados para este tipo de pele, justamente para reduzirem o excesso.

Quem tem pele oleosa tem tendência à acne. Há muitos sabonetes com fórmulas fortes e que acabam sendo agressivos a pele, deixando-a ressecada. Há produtos com ácidos que ajudam no combate a oleosidade, mas eles acabam contribuindo para o ressecamento, apesar de melhorar a aparência. Mas o recomendável é ir a um dermatologista que irá indicá-la o produto ideal para compater as espinhas.

Há vários componentes naturais que ajudam a controlar a oleosidade, como a camomlila, extratos de sálvia, calêndula, hortelã, chá verde, mentol, cânfora e hamamélis. Essa substâncias são muito encontradas em sabontes antissépticos, loções e produtos adstringentes.

Também há métodos mais radicais para ao menos controlar a situação, como a terapia fotodinâmica e o uso de isotretinoína. São procedimentos usados para diminuir a ação das glândulas sebáceas, as responsáveis pela produção de óleo. Mas para isso é necessária uma avaliação de um dermatologista.

Muitas pessoas recorrem também a esfoliação, pois ajuda na remoção de células mortas na pele, tirando sujeira e sebo, além de desobstruir os poros. Mas só não pode exagerar. O ideal é fazer o procedimento uma vez por semana.

Si tiver mais interes na materia dos cuidados da pele e dicas de beleza visite também o site  Guia da Dieta.

Leia mais:
Pele perfeita? Os tratamentos mais modernos para o rosto e corpo
Tratamentos pele, cabelo e corpo com chocolate! Cuide-se com essa técnica deliciosa

Foto pele oleosa: mundodastribos.com

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Um comentário em “Os cuidados certos para pele oleosa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.