Moda sustentável

A famosa “I’m not a plastic bag” de Anya Hindmarch

A sustentabilidade é uma questão que cada vez mais é colocada em prática por empresas de diversos setores, e também na moda. A chamada ecofashion, moda ecológica ou sustentável ganha adeptos e espaço em coleções de marcas famosas como a H&M. A preocupação ambiental, tema amplamente discutido no últimos anos, começou a influenciar o trabalho de diversas grifes e estilistas como Stella McCartney e John Patrick Organic.

A última grande marca a aplicar a sustentabilidade em sua produção foi a H&M. A grife lançou em abril a coleção Conscious Collection , com roupas feitas de tecidos orgânicos, como algodão e reciclados, como o poliséster. O lançamento contou com vestidos, saias, calças e blusas na cor branca.  No Brasil, a moda ecológica também pode ser vista desde o final de março com a coleção de Stella McCartney em parceira com a C&A. Cerca de 30 peças, feitas de materiais orgânicos, foram criadas pela estilista e expostas nas lojas da rede em cabides recicláveis.  Os brasileiros também puderam conferir essa linha ecológica em 2010, no desfile da Osklen no São Paulo Fashion Week, que incluiu materiais orgânicos em sua coleção.

Uma das marcas famosas que também segue essa linha ecológica é a People Tree, que tem como garota-propaganda a atriz Emma Watson. A marca aplica conceitos sustentáveis na confecção, como o uso de algodão orgânico e tintas não tóxicas para a coloração dos tecidos. A Levi’s no ano passado também aderiu à onda ecofashion ao fabricar calças com o sistema waterless, que economiza água nas lavagens no processo de produção do jeans.

A moda sustentável já fez parte do trabalho do líder da banda U2, Bono Vox, que criou junto com sua mulher Ali Hewson, em 2005, a EDUN, marca de roupas produzidas por comunidades locais da África.  O uso das ecobags que é bastante encorajada e feitas por diversas lojas, é um reflexo dessa consciência que cresce a cada dia. A moda da ecobag ganhou força ganhou força em 2007, quando a estilista Anya Hindmarch cricou a bolsa com a frase: “I’m not a plastic bag” (“não sou um saco de plástico”). O lançamento foi um sucesso de vendas na Inglaterra.

Grandes lojas ou as menos conhecidas aderem progressivamente a essa ideia ecológica para aplicar o conceito na produção chamada ecofriendly. No final, isso tudo é bem recebido pelo público, que pode ver no consumo uma forma sustentável. Esse cenário mostra de como o ‘ecologicamente correto’ pode ser inserido na moda, que querendo ou não faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas.

Foto: Chris lbbotson no Flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *