Moda e Anorexia: Qual a relação?

Anorexia é um problema no munda da moda

Se voltarmos no tempo, veremos que pessoas acima do peso era característica de nobres e burgueses abastados. Isso porque eles se alimentavam mais e melhor que seus servos e isso indicava riqueza. Hoje é diferente. O obeso é visto quase como uma aberração e as pessoas procuram ficar magras a todo custo para entrar na moda.

O principal problema causado pela busca excessiva do baixo peso e do shape ideal chama-se anorexia. Dentre 100 adolescentes, 3 sofrem de anorexia. Essa doença é restrita as mulheres, mostrando muito pouco atingir os homens que apresentam uma estrutura psicológica melhor que as garotas.

Os principais fatores para o desenvolvimento deste transtorno alimentar são o padrão familiar, a estrutura psicológica e fatores genéticos. A pessoa que começa a apresentar esta doença se vê no espelho mais gorda do que realmente está e isso faz com que ela vá atrás de dietas milagrosas e, principalmente, parar de se alimentar. Quando você vê uma pessoa magra comendo pouco, cortando o alimento em pedaços pequenos e sumindo com a comida, cuidado que este pode ser um indício de anorexia no indivíduo.

Caso você que esteja lendo e quer saber se está dentro do peso correto, faça o seguinte cálculo de IMC: Peso/Altura² (peso dividido por altura ao quadrado). Pessoas anoréxicas apresentam um resultado abaixo de 18.5 enquanto o ideal seria acima disso até 24.4.

Agora, podemos culpar isso pela Moda? Sim. As modelos mundiais são todas magras e este é considerado o corpo ideal para as garotas. Na adolescência, a insegurança e o medo de ser excluída pela população faz com que busquem a magreza e isso pode sair de controle em algum ponto pois não pedem conselhos aos pais e muito menos vão a um nutricionista verificar seu caso e ver se realmente precisa de dieta. O importante é sempre se alimentar de forma saudável, comendo todos os alimentos na quantidade certa para que seu organismo supra suas necessidades basais. Se a garota ainda sim quer ficar esbelta, faça caminhada, vá a uma academia e, principalmente, se alimente. A ingestão de alimentos de 3 em 3 horas mantém um ritmo correto para o corpo e aumenta o metabolismo de forma que mantenha o peso naturalmente, sem precisar recorrer a dietas milagrosas ou restritivas.

Anorexia é sério e pode matar. Não siga o padrão exercido pela sociedade e faça o que for melhor pra você. Aliás, as gordinhas também podem ser muito bonitas!

Leia mais: Moda e anorexia, o que os une.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.