Mod: a moda dos anos 60 está de volta

 

O estilo futurista dos anos 60 está de volta
O estilo futurista dos anos 60 está de volta

O estilo futurista dos anos 60, chamado de Mod, está de volta. E nos últimos desfiles de coleções para este ano já tivemos uma ideia das novas releituras e das novidades. Marcas como Marni e Karen Walker, apostaram no estilo e fizeram novas versões do Mod.

O estilo é conhecido por seu aspecto futurista, sobretudo por sua modelagem quadrada, cortes retos e a clássica bota branca, item indispensável para combinar com a roupa. Desde 2010, ele ganha releituras na passarela, mas só desde o início de 2012 que ele ganhou mais espaço – mesmo que modestamente- nas vitrines das lojas. A Aquamar, por exemplo, foi algumas que aderiram ao estilo. Uma das peças bastante vistas na temporada de inverno foi um vestido rosa de barra reta com listras pretas nas laterais.

Mesmo no verão deste ano grifes como Botegga Veneta apostaram em blusas com estampas geométricas e de golas redondas, bem no estilo da época. Já a Pringle of Scotland optou por vestidos de modelagem reta, só que feitos de tricô. Já para o verão do próximo ano, além da tendência da modelagem reta, o que as marcas apostam bastante são nos acessórios do estilo Mod. Óculos coloridos e de armações grandes, além de estampas geométricos- presentes na passarela já há um tempo, brincos também com formas geométricas, além de cores fortes, bem característico dessa moda, são algumas das apostas para a próxima temporada.

Famoso na década de 60, o Mod não foi voltado somente às mulheres, que teve Twiggy como uma das figuras clássicas dessa moda. Para para os homens, o estilo não tem essa característica futurista mas se limitou ao clássico terno bem justo e gravatas, muito populares entre as bandas do rock britânico nos anos 60. O Mod fez parte do cenário musical inglês dessa época, não é a toa que bandas como The Beatles e o The Who ajudaram a difundir o look masculino.

As combinações também eram muito aliadas a pop art, principalmente devido a influência de Andy Warhol na época. Cores, estampas, botões grandes, bolsos enormes nos vestidos e listas geométricas eram características do Mod. Ele fez parte dessa época e principalmente surgiu devido a corrida espacial que inspirou artistas, filmes e também a moda. O sucesso foi tão forte que influenciou as passarelas nas últimas décadas. As estampas geométricas, por exemplo, sempre foram um clássico e nunca sairam da moda e os óculos de armação grande continuaram nos anos 70 e ainda são muito usados. O Mod marcou e muito a época.

Foto: luxuriamagazine.blogspot.com

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Um comentário em “Mod: a moda dos anos 60 está de volta”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.