Jeans: Democrático e Indispensável

Os jeans são indispensáveis

Completando cento e cinquenta anos,o jeans resistiu ás transformações que a ideia de estilo e moda sofreram e é ícone da revolução dos jovens de várias gerações. A cada nova estação,ele surge repaginado e segue como um dos ítens mais coringade todos os tempos.

A calça jeans começou a influenciar o comportamento dos jovens ao se transformar em símbolo de rebeldia. James Dean, que arrancava suspiros com seu jeans, camiseta branca e jaqueta de couro no filme Juventude Transviada, em 1955 e a Marlon Brando, com as barras viradas para cima e botas de motoqueiro em ‘O Selvagem’, em 1953. Elvis Presley tornou o denim e o rock and roll inseparáveis ao mostrar seu rebolado em ‘Jailhouse Rock’ com seu eterno jeans escuro.

Enquanto BeatlesBob Dylan e a Jovem Guarda enlouqueciam os fans, o jeans seguia como peça chave no visual da vanguarda. Em tempos de paz e amor, surge o modelo boca de sino e a cintura saint tropez, hits do movimento hippie.

Neste inverno, as tendências apontam para peças jeans com pegada rock and roll,tons de azul escuro e um visual mais rústico. Nenhuma novidade, já que esta tendência fez a cabeça de homens e mulheres na década de vinte.

Para o jeanswear feminino, as propostas chegam com inserção de fibrasrayon e cashmere que são de origem natural, dando uma textura mais macia ao jeans. O jeans ‘destruidinho’ também terá espaço nesta temporada, porém com aplicações de tachinha e buttons de metal. A técnica de tingimento garment dye que conferem um tom de azul mais escuro e lustroso,  já compõem o lookbook de diversas marcas.

Outra tendência que virá com força total é o ecojeans. São confeccionados com materiais reaproveitáveis e peças antigas e gastas. A idéia é montar peças com aparência ‘destroyed‘ mas sem perder a resistência e a qualidade que o jeans proporciona. A produção de baixo impacto ambiental garante também preços menores e maior conforto.

Os shorts jeans continuam em alta e  são uma ótima opção pela praticidade. Lavagem stone washed,barra desfiada e pontos lixados são as novidades dos shorts desta estação. Estampas florais e animal print também terão seu espaço.Shorts de cintura alta também continuam valendo. Aposte sempre nestas peças para passeios diurnos.Combinados com peças mais soltas formam o contraponto ideal.Os modelos boyfriends,mais largos na frente, precisam ser usados com cuidado para não destacar gordurinhas a mais. Combine sempre com uma regata justinha ou blusas acinturadas.

As jaquetas são um capítulo a parte. Elas podem fazer a diferença em um look básico. Quer andar com um visual mais despojado?Aposte em uma jaquetinha com botões largos combinados com um mocassim ‘it’ da estação. Os buttons também são válidos. Eles podem transformar uma jaqueta reta em uma peça rock and roll. Basta usar a criatividade e não ter medo de ousar.

Leia mais
Como escolher o jeans ideal?
A história do jeans
O jeans certo para você

Foto: luciluna9.blogspot.pt

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

Um comentário em “Jeans: Democrático e Indispensável”

  1. A marca de jeans Levis faz uma linha para as mulheres que são perfeitos, confortáveis, modernos e de qualidade. Estou muito feliz com o meu jeans Levis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.