Gucci lança concurso de moda sustentável

Gucci lança concurso para redesenhar a Bamboo Bag.

Apostando cada vez mais na moda “verde”, a Gucci lançou um concurso em outubro, em parceria com com o Institut Français de la Mode (IFM), em que estudantes de moda tiveram que criar uma nova versão para a Bamboo Bag, a famosa bolsa com alça de bambu  na marca.

A ganhadora foi Laura Popoviciu que criou uma versão branca de algodão reciclado e com bambu, não só na alça mas também no linho do forro. Seu trabalho será produzino nas lojas da Gucci em Tóquio, Nova York, Paris e Roma, e a bolsa será vendida por US$ 1.490.

A Bamboo Bag foi desenvolvida na Segunda Guerra Mundial. A alça de bambu surgiu como um material alternativo na época para as bolsas, já que havia escassez de couro durante a guerra.

Charlotte Casiraghu, a princesa de Mônaco, foi uma das juradas da competição. Não é a primeira vez que Charlotte trabalha junto com a marca. Ela já tinha desenvolvido algumas peças relacionadas ao tema de montaria. A inspiração veio, claro, da sua experiência como amazona.  A princesa apoia a moda sustentável desde 2009, quando publicou a revista Ever Manifesto, sobre temas ligados à sustentabilidade.

E não é a primeira vez que a Gucci está envolvida em trabalhos sustentáveis. Em agosto, a marca também tinha lançado uma linha de óculos eco-friendly junto com a fabricante Safilo. Os acessórios foram produzidos com o acetato “da nova geração”, que é feito com mais elementos naturais do que é usado normalmente. Os acessórios da linha eyewear também foram feitos de materiais alternativos, no caso derivados da semente de mamona. Gucci e Safilo também anunciaram que a partir de 2012, os catálogos de óculos da marca italiana serão feitos com papel certificado, opção alternativa ao papel reciclado.

Os 90 anos de Gucci

O ano de 2011 está sendo muito importante para a grife italiana, não só pelos seus trabalhos ligados à moda “verde”, mas também é o ano em que completa 90 anos de história.

Em setembro, a marca inaugurou em Florença, na Itália, o Museu Gucci, onde está reunido todo o acervo da grife, desde sua criação aos seus trabalhos mais recentes. A ideia do museu foi idealiado pela diretora da Gucci, Frida Giannini. Vários acessórios, fotografias, documentos, roupas, dentre outros objetos, estão expostos no museu para contar um pouco de sua história ao público.

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.