Fernanda Yamamoto: a aposta do momento

A loja de Fernanda Yamamoto na Vila Mariana, SP

Com 31 anos, formada em Moda pela Universidade de Santa Marcelina e com honras em pela Parsons de Nova Iorque, a paulistana Fernanda Yamamoto já trabalhou com grandes nomes como Alexandre Herchcovitch e Jum Nakao, de quem foi assistente. Fernanda é considerada uma dos grandes destaques da nova geração de estilistas, além de ser uma das principais apostas do casting de marcas do São Paulo Fashion Week.

A estilista já fez estágio em marcas como Tufi Duek e Calvin Klein. Desenvolveu produtos para Alexandre Herchcovitich e assinou coleções para a Rosset Têxtil. Em 2008, ela criou a própria marca, que leva seu nome, e foi escolhida quatro vezes pelo Prêmio Rio Moda Hype, tendo a oportunidade de desfilar no Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do país.

Foi a partir do Rio Moda Hype, projeto carioca que recebe trabalhos de jovens estilistas de todo país, que Fernanda ficou conhecida. No evento, a paulistana mostrou a sua coleção nas passarelas.

Em 2009, a estilista chegou até inicialmente a recusar um convite do Fashion Rio para integrar o line-up do evento carioca. Mas a paulistana preferiu não participar para se focar em outro projeto: a criação de sua primeira loja que foi inaugurada em novembro do mesmo ano.

Localizada na Vila Madalena, em São Paulo, a loja conta não só com criações da estilista, mas também funciona como um espaço coletivo com marcas de outros jovens profissionais que foram selecionados em todo o país. “Depois de algumas experiências negativas, decidi que era hora de me aventurar por conta própria pelo varejo, aproveitando a ocasião para ajudar estilistas e marcas de outros estados brasileiros que enfrentavam os mesmos desafios”, disse à imprensa no lançamento da loja.

No ano seguinte, convidada por Paulo Borges, Fernanda estreou na São Paulo Fashion Week. Seus trabalhos na passarela tinham uma influência artsy e pop. Ela tenta ao máximo explorar todos os tipos de tecidos e materiais em suas criações, sempre com uma super produção. Por mais que os trabalhos tenham cara de conceitura na passarela, na loja eles estão presente de formas que possam ser usadas nas ruas.

No SPFW, para a coleção verão 2011, Fernanda teve como inspiração as fotografias aéreas de São Paulo. Ela trabalhou manualmente com gaze de seda em roupas leves e transparentes. Já para a coleção do verão 2012, ela teve como referência a natureza e formas orgânicas. Em sua coleção é visto muito bordado, drapeados e recortes ondulados. Ela até brincou com estampas da Hello Kitty em algumas peças.

Foto: http://fernandayamamoto.com.br/

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *