Dietas vegetarianas fazem emagrecer?

Dieta vegetativa está entre as mais sugestionadas pelos nutricionistas
Dieta vegetativa está entre as mais sugestionadas pelos nutricionistas

A cada ano surgem diversos livros que trazem títulos com promessas de dietas milagrosas. No entanto, para conquistar o objetivo de forma rápida, a dieta vegetativa está entre as mais sugestionadas pelos nutricionistas. Porém, é necessário ter em mente que se faz necessário a presença de nutricionistas para acompanhar a evolução do organismo com o novo costume alimentar.

Alguns especialistas americanos dizem que as pessoas que começam dietas vegetarianas possuem maiores chances de emagrecimento em curto prazo do que os vegetarianos de longa data. Existem outros benefícios na dieta, caso da diminuição dos problemas cardiorrespiratórios e cardiovasculares.

Neal Barnard e Susan E. Berkow são dois médicos americanos especializados no respectivo assunto. Os dois juntos possuem 40 estudos distintos sobre massa corporal e hábitos vegetarianos. A maioria das estatísticas aponta que mulheres vegetarianas pesam entre 6% e 17% a menos do que carnívoras. O mesmo índice entre homens é semelhante: 8% a 18%.

Opiniões Contrárias

Doutrinas apontam que não existem maiores chances de emagrecimento dos vegetarianos com relação aos carnívoros. A explicação se encontra no alto índice de massa magra que se perde quando o corpo deixa de consumir carnes, conhecidas por terem alto índice de proteínas.

Com a falta de proteínas o corpo mantém pouca gordura e começa a retirar energia do músculo no intuito e manter as vitaminas necessárias para manter o corpo em funcionamento. A sensação de não estar bem alimentado quando não se come carne acontece porque o organismo necessita de maior gordura.

Importância do Nutricionista

Especialistas concordam entre si ao afirmarem que dieta vegetariana sem nutricionista, além de não emagrecer, pode prejudicar a saúde. Vitaminas B12 ficam ausentes no organismo, proteínas com alto valor biológico. Conheça alguns efeitos colaterais para quem faz dieta vegetariana sem aconselhamento profissional.

  • Palidez acentuada
  • Cansaço
  • Apatia
  • Menor percentual de massa muscular
  • Queda de cabelo
  • Enfraquecimento das unhas
  • Anemias
  • Pele flácida e sem vida

Dieta vegetariana não eficaz

Existem pessoas que deixam de comerem carnes e mesmo assim continuam com peso alto. Isso acontece porque é muito fácil encontrar apoio para saciar a fome nos carboidratos refinados, doces e frituras.                    

Cada organismo possui particularidades distintas. A perda de peso está relacionada com o nível de metabolismo, representando processo natural do próprio corpo. Quando as pessoas restringem a alimentação são formados mecanismos de proteção que lançam contrarreguladores do peso.

Olho Atento na Leptina

A diminuição de leptina, hormônio fabricado pela gordura corporal, diminui a fome e aumenta os gastos energéticos. Com o crescimento da leptina surge a apetite, prejudicando na sustentação de perda do peso.

Leia mais

Foto: imagenybellezamujersiempre10.blogspot.com

Um comentário em “Dietas vegetarianas fazem emagrecer?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *