Como usar sapatos Oxford?

A grife British Colony apostou num Oxford com aberturas laterais

O sapato Oxford  voltou as passarelas em 2007, quando a Dolce & Gabbana o incluiu na sua coleção de outono inverno daquele ano. Inicialmente, o calçado foi pouco aceito, mas com o tempo ganhou o gosto do público e hoje é uma peça essencial, por ser diferente e compor um estilo mais clássico.

Antigamente, o Oxford era um calçado tipicamente masculino. Ele foi criado na Inglaterra, no século XVII, e foi um sucesso entre os alunos da Universidade de Oxford. Mas hoje há modelos femininos e que fazem sucesso. A modelo Kate Moss e a atriz Zoe Saldana, por exemplo, são algumas das celebridades que sempre usam o Oxford. Por ser  um calçado fechado de amarrar ele dá com todos os tipos de roupa,  seguindo o gosto da freguesa, é claro. Há muitos modelos e agora há versões dele com saltos finos, plataformas e em forma de sapatilha.

O estilista Alexandre Herchcovitch foi um dos fizeram novas versões. Ele desenhou modelos diferentes para uma coleção da Melissa. As marcas Maria Bonita, Isabela Capeto e British Colony também têm os seus próprios modelos nas coleções. No caso da British Colony, a grife apostou num Oxford com aberturas laterais, lembrando uma rasteirinha.

O que há mais são opções. Se não gostar do clássico modelo Oxford, é só optar pelo salto alto ou em forma de sapatilha. Independente de qual for, todos eles combinam com calças, saias, shorts, leggings e vestidos. Dá para sair durante o dia com um visual mais despojado ou a noite com um vestido ou saia de cintura alta. Se for usar com legging, coloque uma blusa mais larguinha para dar um visual descolado.

O bom do Oxford é que ele é um sapato democrático. Tem várias versões e cores, agradando a vários gostos. A novidade é que há modelos bicolores e até metalizados. Dá para montar looks românticos e esportivos com ele. É possível combinar com peças rendadas, com brilho ou estampadas.

No inverno dá para usar com meia-calça, lisa ou estampada, com listras ou xadrez. O uso de meia não é obrigatório. Ele também fica ótimo sem. Outra opção é a calça jeans, que também pode ser tipo skinny, larga estilo boyfriend ou reta. O calçado dá com todos esses modelos. O Oxford deixou de ser um calçado essencialmente invernal. Agora com vários modelos, dá para usá-lo em qualquer estação do ano combinando com o estilo de roupa que mais agrada a mulher.

Foto: manequim.abril.com.br

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.