
Cabelos quimicamente tratados exigem cuidado em dobro, afinal, além das agressões diárias pelas quais o cabelo passa, os processos de alisamento deixam os fios ainda mais fragilizados e com grande tendência as temidas pontas duplas. Acumulam eletricidade estática e se tornam difíceis de pentear,além disso, a nutrição capilar é comprometida, pois alguns produtos entopem os poros do couro cabeludo. Mesmo sabendo os danos que a química traz o cabelo, não resistimos quando o assunto é mudar a cor, alisá-los ou cacheá-los. Saiba como recuperar seus fios e devolver a eles o brilho natural.
Invista em produtos específicos – Esta dica vale não só para cabelos alisados. Os fios tingidos também merecem produtos que reduzam o aspecto opaco e devolvam a elasticidade. Alguns procedimentos não reagem bem com componentes do shampoo, por isso, opte sempre pelas versões sem sal e sem muito aroma e cor. Após a lavagem, utilize sempre um leav-in que ajuda a manter a hidratação ao longo do dia.
Apare as pontas – É primordial que as pontas sejam aparadas de três em três meses, pois evita a descamação do fio e a consequente formação de pontas duplas. Não apare mensalmente pois pode eliminar o crescimento do cabelo. Ao aparar as pontas, evitamos também o aspecto poroso ao fazer a chapinha ou escova.
Tenha um bom secador – seque muito bem os fios com no mínimo quinze centímetros de distância com o secador frio ou morno, nunca na maior potência, pois o calor demasiado elimina a hidratação natural dos fios e dá volume. O ideal é secá-los de cima para baixo, utilizando uma escova de cerdas macias até que fique parcialmente úmido. Após este processo, deixe-os secar naturalmente. Se for fazer a chapinha ou escova, lembre-se de passar um protetor térmico. A temperatura elevada é uma das maiores causas de danos.
Protetor Solar – Prefira os de FPS 15 ou maior. Antes de expor os cabelos ás condições naturais, passe uma quantidade pequena e renove a aplicação ao longo do dia ou conforme desejar. Mesmo em dias nublados, o uso do protetor solar é indicado. Luz artificial também prejudica o cabelo. Se você trabalha ou passa muitas horas sob lâmpadas incandescentes, reaplique o produto a cada três horas.
Hidratação – A hidratação deve ser feita uma vez por semana. A versão caseira ajuda, mas vale a pena investir em uma hidratação profissional pelo menos uma vez por mês pois o produto utilizado em salões penetra na fibra capilar com mais intensidade e os resultados são imediatos e visíveis. Prefira produtos á base de queratina, semi de lino e silicone pois favorecem a elasticidade dos fios evitando que partam com facilidade.
Foto: maxlissprofesional.blogspot.com.es
Foram otimas essas dicas. Obrigada