Bourjois: 148 anos de história

A marca francesa de cosméticos Bourjois completa 148 anos de história

Este ano, a marca de cosméticos Bourjois completa 148 anos de história. A famosa linha de perfumes e maquiagem francesa cresceu e está em todos os continentes. No Brasil, os produtos podem ser encontrados na perfumaria Época Cosméticos.

A marca foi criada por Alexander Napoléon Bourjois, em 1863, em um período maquiagem que era restrita somente para atrizes e dançarinas, não recomendado para mulheres de família. Bourjois contou com a ajuda do ator Joseph-Albert Ponsin, na produção dos produtos em seu apartamento. A partir desse momento a marca ficou famosa não só no meio artístico parisiense, mas também ganhou fama fora dos palcos.

Sete anos depois, Alexander Bourjois criou a Fabrique Spéciale pour la Beauté des Dames, introduzindo no mercado o primeiro pó compacto, denominado Manon Lescot em homenagem à famosa atriz francesa. Na mesma época, a marca também lançou o primeiro blush em pó compacto, numa pequena embalagem redonda que virou símbolo da marca.

Em 1989, a marca foi comprada pela família Wertheimer, que anos depois, em 1924, se associou à Coco Chanel. Ao longo do século XX, ela incorporou à marca lápis e batons, ampliando os produtos da linha francesa.

Nos anos 80, a marca Bourjois expandiu para vários países, como o Estados Unidos. Ela diversificou a linha de sombra com mais cores, além de novos produtos da marca. No site Marcos Proença há propagandas do cosmético francês ao longo da décadas, inclusive da linha de sombra lançada nos anos 80.

A Bourjois sempre está inovando, mas nunca perdeu a sua característica: o ar retrô e vintage. Em 2009 ela resgatou um pouco disso ao lançar uma edição limitada chamada Collection Vintage, com cinco sombras e três blushes, nas tradicionais caixinhas redondas e atemporais. Uma das novidadades lançadas no ínicio de 2011 foi uma coleção inspirado no filme Cisne Negro, o Paris Ballerine, linha com batom, blushes, rímel, lápis delineador e esmaltes.

Produtos marcantes:

  • O Mineral Matte Bourjois foi um marco para a Bourjois. O blush compacto na pequena embalagem redonda caiu no gosto feminino, devido a qualidade e a praticidade quanto ao tamanho por poder ser carregado em qualquer bolsa.
  • O Bronzant Délice de Podre Bourjois é um blush bronzeador que vem numa embalagem retangular retrô, lembrando uma barra de chocolate e com um leve aroma achocolatado.
  • Outro produto é o Comme Après 10 Heures de Sommeil, a famosa base da marca, que mesmo após dez horas de sono deixa o rosto com aquele toque perfeito.

Curiosidade:

Atualmente os produtos da Bourjois são produzidos na mesma fábrica que os produtos da Chanel, com o mesma tecnologia aplicada em ambas as marcas.

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.