A moda em 2012: maior preocupação social e ambiental

Moda 2012 tem maior preocupação social e ambiental

Em cada ano e estação são inúmeras as novidades nas passarelas. As temáticas, tecidos, cores e formas definem as coleções de marcas no mundo inteiro. Apesar disso, a moda segue uma tendência que é mundial: a sustentabilidade. Por isso, os profissionais desta área buscam formas de produção e materiais ecologicamente corretos. Mas não é só isso. A parte social também está forte por conta dos últimos escândalos com grandes marcas como a Zara, em que foi descoberto que havia trabalho escravo na confecção de suas peças. E em termos de moda, a simplicidade e os temas étnicos são fortes tendências para este ano.

Aspecto natural

As práticas sustentáveis cada vez mais predominam o dia a dia da moda, seja o uso de materiais reciclados para criar novas peças, técnicas mais avançadas que economizem água, como em lavagens de jeans, ou o reaproveitamento de roupas antigas e reconstruí-las. Esse lado sustentável está muito forte e por conta disso cresce muito a influência do tema “meio ambiente” nas coleções, daí o uso de materiais com aspectos mais naturais, cores em tons pasteis, marrons, azuis e verdes.

Preocupação social

Por conta de escândalos envolvendo grandes marcas como a Zara, envolvendo trabalho escravo, passou-se a ter uma maior preocupação quanto as etapas de confecção da roupa. Por isso há uma preocupação maior quanto a transparência da produção, se há ou não trabalho escravo, mão de obra infantil e condições degradantes de trabalho.

Minimalismo

O que promete para os próximos meses é a simplicidade. Quanto menos, melhor. Os excessos não vão prevalecer na temporada, logo vão haver visuais mais limpos, com novas construções e cortes, mas sempre prezando muito pelo lado mais clean da moda.

Influência étnica e regional

As temáticas étnicas fizeram sucesso ano passado e a situação se repete em 2012. Essa pegada tribal está influenciando muito as marcas, seja através de estampas, cores e cortes. Até temáticas regionais que envolvam o país ou trabalhos artesanais próprios da cultura local vão ser forte influência no meio.

Moda unissex

Outra linha que vai ser tendência é a moda unissex. Essa não diferenciação entre as roupas, uma concepção única para o público feminino e masculino volta a chamar a atenção. Seguindo a moda do prático e simples, ela vai ser uma das tendências para os próximos meses.

Produção e consumo controlados

Por conta da crise na Europa e a ameaça de levar, junto a essa conjuntura econômica em corruptura, vários países da União Europeia, algo que vai ser muito visto em 2012 são um consumo e produção mais realistas, deixando de lado os exageros e excesso. Produtos simples, de boa qualidade e com uma vida útil maior que garantam um bom tempo de uso vão ser características mais importantes que serão levadas em conta na hora da compra.

Confira também as tendências para o inverno 2012!

Foto: viamujer.com

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Um comentário em “A moda em 2012: maior preocupação social e ambiental”

  1. Não tem jeito posso ler em outros sites, mas sempre volto aqui para confirmar se a informação esta correta. Obrigado pelas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.