Tendência: saia-lápis

Saia-lápis, uma peça clássica que voltou como forte tendência
Saia-lápis, uma peça clássica que voltou como forte tendência

A saia-lápis não é novidade. Ela é uma peça clássica no armário feminino que voltou como forte tendência nessa estação. O estilista Reinaldo Lourenço, por exemplo, foi um dos que apostou na tendência para essa temporada de moda. No seu desfile no São Paulo Fashion Week, ele desenhou vários looks com saia-lápis. Por ser de um comprimento maior, logo abaixo dos joelhos, ela confere um ar mais elegante ao visual, ótima para ser usada não só no trabalho, mas também em festas.

Peça obrigatória no visual de secretárias e aeromoças, a saia-lápis é sinônimo de elegância. Ideal para ocasiões mais formais é um item essencial para se ter no guarda-roupa. Mas para quem quiser usar no dia-a-dia, o melhor é tê-la em tecidos coloridos ou estampados, para ter um visual mais descontraído.

Esse tipo de saia é fica melhor nas magrinhas, afinal a modelagem da saia é justa e de cintura alta, mas não impede de quem está mais acima do peso usar, basta usá-la da maneira adequada. O ideal é usar a saia-lápis com uma blusa mais larguinha. Para quem quer esconder a barriga, o conselho é optar por peças de cores escuras para disfarçar. Vale a pena lembrar que é melhor usar com calcinha sem costura para não marcar atrás. Tem gente que com anágua ou uma segunda camada de tecido para evitar isso.

Para o dia a dia pode apostar na peça em algum tom colorido ou de tecido estampado com uma blusa de algodão, uma regata ou qualquer uma com tecido solto. Para o trabalho a saia em tons sóbrios – como bege, cinza ou preto – combina muito com blusas sociais, seja de manga comprida ou curta, com ou sem botão, ou mesmo com uma gola que tenha laço, dando um ar mais romântico ao look. Para sair à noite, a saia-lápis de couro, com uma fenda ou com algum brilho no tecido é ótimo para a ocasião. Em festas, ela é ideal para ser usada com uma blusa metalizada, com renda ou de seda.

As mulheres altas podem usar a saia com salto alto ou sapatilha e as mais baixinhas devem usar com um sapato alto, afinal essa saia é logo abaixo do joelho, então dá a impressão que a pessoa está ainda mais baixa. Para evitar isso, o salto é um ótimo aliado sempre, fora que ele só ajuda a deixar o visual mais elegante para ir ao trabalho ou sair à noite. Saltos anabelas ou espadrilhe não combinam muito e esqueça as rasteirinhas se quiser usá-la no dia a dia. Uma sandália de salto nesse caso é a melhor opção.

Quer saber mais dicas de moda? Confira dicas de como usar um terninho em momentos formais e mais casuais.

Foto: patriciamporto.blogspot.com.es

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *