Semana da Alta Costura em Paris

Um dos modelos mostrados nos desfiles durante a Semana da Alta Costura em Paris

A temporada de desfiles ainda não acabou. Em julho, Paris recebeu a Semana de Alta Costura da temporada de inverno 2012, e contou com estilistas grifes como Christian Dior, Valentino, Givenchy e Chanel.

Entre as novidades do evento foi a estreia de Giambattista Valli e Iris Van Herpen, que foram convidados pela Chambre Syndicale de la Haute Couture (Câmara Sindical da alta-costura, espécie de clube privado) para integrarem o line-up.

Um dos vestidos hipertrabalhados foi usado pela modelo brasileira Carol Trentini, que foi convidada por Riccardo Tisci para ser exclusiva da Givenchy.

E um dos desfiles mais aguardados foi o de Christian Dior, agora sem o comando de John Galliano nas coleções. No final da apresentação da marca John Galliano, que é controlada em 91% pela maison Christian Dior, quem entrou na passarela foi Bill Gaytten, escolhido como designer principal da grife. Ele estava acompanhado da estilista Susanna Vanegas, seu braço direito nos trabalhos para a marca.

Para acabar com as especulações sobre o retorno de Galliano, Bernard Arnault, CEO do conglomerado LVMH, que detém as marcas Dior e John Galliano, declarou à imprensa que não o quer de volta. “Ele não vai mais trabalhar para este grupo”, disse em um comunicado oficial distribuído para a imprensa.

E o desfile do holandês Jan Taminiau também foi bem criticado. Formado pela Academia de Arte e Design de Arnhem, na Holanda, o estilista criou a sua própria marca em 2003, a Jantaminiau e estreou dois anos depois com a Empire Collection. Duas vezes por ano ele apresenta suas coleções na Semana da Alta Costura. Este ano o estilista se inspirou nas possibilidades de modificar o corpo, explorando os efeitos de brilho e o tom romântico dos looks, retomando o ar do século XVII.

Confire aqui as fotos dos desfiles!

Sobre Bill Gaytten

Gaytten já tinha sido assistente de Galliano por 23 anos. Em conversa com o site especializado em moda WWD, não se mostrou intimidado com o novo cargo. “Terei o mesmo trabalho de sempre. Venho fazendo isso há muito tempo. Desta vez só foi um pouco diferente porque John não estava lá. Estou morrendo de vontade de saber o que ele achou”, disse o designer.

Nascido na Inglaterra, Gaytten estudou arquitetura na Escola de Arquitetura Bartlett, na University College,em Londres. Eletambém trabalhou com Victor Edelstein, estilista britânico que desenhou os vestidos da princesa Diana e de outro membros da realeza. Depois ele foi contrato pelas grife John Galliano e Dior.

Foto: nicogenin no Flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *