Produtos de Beleza podem ser prejudiciais a saúde

Confira algumas substâncias que podem fazer mal a sua saúde
Confira algumas substâncias que podem fazer mal a sua saúde

A desconfiança das mulheres tem bastante fundamento: a grande maioria dos produtos de beleza contém substâncias prejudiciais a saúde, alguns a ponto de serem cancerígenos e propiciar o envelhecimento da pele e fragilidade dos cabelos. Shampoos e mossies que formam espuma, contém uma substância chamada ‘Sodium Laureth Sulfat’, que é comprovadamente prejudicial a saúde. A constatação é que realmente não vale a pena comprar um produto caro, de embalagem sedutora e bom perfume se a composição é nociva. Fique atenta também as letras miúdas do rótulo e nomes em inglês, que camuflam a verdadeira composição do produto. Confira algumas substâncias que podem fazer mal a sua saúde e seus efeitos:

Dioxane 1,4 – No rótulo, seu nome aparece como ‘Sodium Laureth Sulfat’, se inalado ou entrar em contato com mucosas, afeta o funcionamento dos rins, causa irritação séria e é altamente cancerígeno.

Sais de Alumínio No rótulo é denominado ‘Aluminium Chloride’. Não há comprovação, porém esta substância está associada a câncer de mama e Alzheimer.

Formaldeído – Muito utilizado em alisamentos, o formaldeído é ‘camuflado’ em embalagens por códigos e números. Assim como o ‘Tiuglicolato’ que é tão utilizado em salões e produtos caseiros mesmo sendo altamente nocivo. É considerado cancerígeno pela Agência Nacional de Pesquisa do Cancro (IARC). Altamente tóxico para o fígado e rins, além de afetar o sistema imunológico.

Chumbo e Mercúrio – Metais pesados encontrados em tinturas de cabelo, não podem ser utilizadas no período de gestação e lactação por serem metais tóxicos. Pode causar danos cerebrais irreversíveis além de tremores. Para quem tinge os cabelos mensalmente, dê um espaço de dois oi três meses para cada aplicação, pois a tintura pode ser responsável pela textura e aparência opaca dos fios.

Aromas e Óleos – Alguns produtos são incrivelmente aromáticos e têm uma textura maravilhosa mas fique atenta pois corantes e fragrâncias, principalmente em maquiagens podem causar manchas, irritação, doenças de pele e são cancerígenas também. Prefira as maquiagens de linha mineral e produtos oil free. Shampoos sem sal e sem corante são uma boa opção para evitar irritação no couro cabeludo.

Protetor Solar Químico – Sim, o protetor solar é indispensável, tanto para a pele quanto para o cabelo e seu uso pode evitar mil males mas cuidado com protetores que possuem substâncias químicas em sua composição como ‘Padimate –O’, ‘PABA’ e ‘Benzophenone’. São químicas nocivas comumente encontradas em produtos com credibilidade no mercado. Podem causar problemas hormonais, câncer de pele de três tipos e distúrbios endócrinos.

Foto: luzfaussakura.blogspot.com.es

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

1 opinión en “Produtos de Beleza podem ser prejudiciais a saúde”

  1. Apreciada Bruna, eu verifiquei a composição dos shampoos que tenho em casa, incluindo a marca e efetivamente Klorane e Floyd são o composto de “Sodium Laureth Sulfat”, entre muitos outros, é claro. Eu sempre pensei que eles eram produtos muito bons e uma base muito natural, eu sei desta informação.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *