Os 40 anos de Alexandre Herchcovitch

Alexandre Herchcovicht, estilista brasileiro após um de seus shows

Depois do sucesso do desfile na última edição do Fashion Rio em julho com a primeira linha de jeanswear da marca, Alexandre Herchcovitch é uma das grandes referências da moda brasileira. O estilista, que completa 40 anos em julho, é dono de uma das marcas nacionais mais bem sucedidas não só no país, mas também no exterior.

Nascido em São Paulo, Alexandre teve os primeiros contatos com a moda quando criança através da mãe, Regina Herchcovitch. Aos 16 anos ele já desenhava roupas para sua mãe e amigos. Foi o início de sua carreira.

Na adolescência, enquanto frequentava um colégio judaico ortodoxo, Alexandre também frequentava o círculo da noite alternativa paulistano. E esse contraste se refletia no que produzia. O estilo versátil, criativo e sempre ousado sempre acompanhou os seus trabalhos, desde então.

Em 1990, Alexandre entrou para a Faculdade de Moda Santa Marcelina, e no mesmo ano lançou a primeira versão da etiqueta de sua marca. Depois, o estilista começou a a fazer desfiles nos circuitos alternativos, se consagrando como um ícone do underground. O seu foco na época era voltado para o design de roupas para shows.

Em 1994, a primeira coleção da grife Alexandre Herchcovitch foi oficialmente lançada no evento Phytoervas Fashion, criado pelo produtor de moda Paulo Borges.

Ao longo do seu trabalho, Alexandre foi abrindo espaço para um lado mais sofisticado. Ele passou a ser conhecido por ir contra o fluxo das tendências internacionais, e foi aprimorando suas habilidades na costura. O número de clientes fiéis começou a crescer e dois anos depois, em 1996, a sua marca já comercializava em Londres e Nova York.

Em Londres, como sucesso de vendas, ele recebeu o convite de participar no London Fashion Week, seu primeiro desfile fora do país. Depois do evento, o estilista recebeu inúmeros convites para participar de desfiles em outros países, um deles foi a famosa Semana de Prêt-à-porter, em Paris, e a Semana de Moda de Nova York.

Ele é considerado um dos ícones da moda internacional, principalmente referência quanto a moda brasileira. Atualmente, ele comanda mais uma grife, a Rosa Chá, além de atuar como DJ em festas.

Com uma carreira consolidada, reconhecimento e prestígio ultrapassando fronteiras, além de muitos fãs de seu trabalho, Alexandre Herchcovitch definitivamente entrou para a história da moda brasileira e internacional.

Foto: hique no Flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

1 opinión en “Os 40 anos de Alexandre Herchcovitch”

  1. Hola soy argentina y diseñadora de moda , hace muchos años que trabajo en esto lo cual me apaciona , lo que busco es tener un contacto con diseñadores braasileños porque mi sueño es poder ver mis prendas en pasarelas internacionales y en especial brasil, ya que es un lugar que me gusta mucho , tambien me gustaria que vieran lo que hago y me dieran una opinion para saber si tengo oportunidad de llegar a dichas pasarelas , le mando saludos y espero una respuesta favorable saludos y gracias por escucharme.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *