Museu Valentino

Museu virtual Valentino

O estilista Valentino reuniu todo o seu trabalho em um acervo online, chamado Valentino Garavani Virtual Museum, que conta com mais de 5 mil documentos, e o material está todo em 3D. Para ter acesso ao museu virtual, basta fazer o download gratuito do aplicativo disponível no site de Valentino.

Com o aplicativo, o internauta tem acesso a inúmeros trabalhos do estilista nesses 50 anos de carreira, incluindo cerca de 300 vestidos que se tornaram ícones, fotos de celebridades e de modelos, mais de 90 vídeos de desfiles, além de campanhas e editorais. Também há de croquis de peças, como o longo que Julia Roberts usou quando recebeu o Oscar de melhor atriz em 2001, e o vestido de casamento de Jacqueline Kennedy. O acervo cobre todo o seu trabalho, indo desde a sua primeira coleção a White Collection, de 1968, ao baile White Fairy Tale Love, deste ano.

O internauta pode passear virtualmente pelos corredores do museu e criar o seu próprio percurso. Esse passeio virtual foi pensado justamente para simular um passeio real em um museu físico, tanto que há características no acervo que remetem a uma visita real, como chão brilhante e janelas com luz do sol.

O que o museu trouxe de bom foi um acesso mais democrático, por ser gratuito e estar disponível na internet. “Estou feliz que milhares de estudantes, jovens estilistas e pessoas interessadas em moda possam ver e estudar meu trabalho em todos seus aspectos e de uma maneira fácil e acessível para as gerações mais novas”, disse Valentino em entrevista à Vogue.

O lançamento do museu virtual foi início desse mês (05/12), no Museu de Arte Moderna de Nova York e teve transmissão ao vivo pelo Youtube. O estilista apresentou o projeto ao lado do seu sócio Giancarlo Giammeti. A apresentação do evento ficou por conta da atriz Anne Hathaway.  Na coletiva, Valentino, aposentado desde 2008, disse que ficou fascinado pelo mundo virtual, e que vê o museu como uma ligação mais simples e rápida com as pessoas.

Dois dias depois, também teve uma festa de comemoração que contou com a presença de vários famosos, como as atrizes Claire Danes, Sarah Jessica Parker, além de Olivia Palermo e Rachel Zoe.

É a primeira vez que um estilista internacionalmente reconhecido coloca em público todos os seus trabalhos gratuitamente e através de um fácil acesso que possibilita a visita de internautas do mundo inteiro. O museu levou dois anos para ficar pronto e não contou com patrocinadores. O estilista e seu sócio que foram os únicos financiadores.

Foto Museu Valentino: vogue.globo.com

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *