Dieta cetogênica

Como funciona a Dieta Cetogênica?

Conheça como funciona a dieta cetogênica

Conheça como funciona a dieta cetogênica

Depois que surgiu o livro “Dieta do Dr. Atkins Scardale” o mundo do nutricionismo nunca mais foi o mesmo. Diversos especialistas se reúnem para comentar os benefícios e maléficos feitos por este tipo de regime alimentar. De certa fora a dieta é indicada apenas para as pessoas que estão em busca de músculos, como os fisiculturistas. Necessário ter longa jornada de treinamentos para gastar toda a proteína absorvida pelo organismo em excesso. Conheça como funciona a dieta cetogênica.

De acordo com a tese de Atkins, a principal causa da obesidade nos seres humanos está no excesso de carboidratos e não em consequência da gordura, como grande parte das doutrinas do gênero apontam dentro do campo da nutrição humana. Massas, pão, doces, biscoitos, bolo, sorvetes, arroz, chocolate, enfim, existem inúmeros alimentos compostos pelos carboidratos refinado, considerado como o pior tipo.

Nesse sentido, durante a primeira fase os dieters estão proibidos de comer os alimentos do gênero. Todavia, estão liberados para consumir outras fontes de energia, caso principal das fibras, gorduras e proteínas. A alimentação deve ser feita conforme o nível de treino.

Prejuízos da Dieta Cetogênica: Existem algumas desvantagens, sendo que o alto custo gasto apenas com carnes faz com que o orçamento disponibilizado para a alimentação em níveis consideráveis. Especialistas indicam que as primeiras semanas podem ser difíceis em consequência da ansiedade gerada pela falta do carboidrato. O cérebro fica prejudicado por causa da falta de açúcar no sangue, gerando assim desconforto e desconcentração nas atividades diárias.

O estresse representa outro prejuízo da dieta cetogênica que acontece nos primeiros dias, doença que mais mata seres humanos no século XXI. Este sentimento pode ser gasto na série de treinamentos. Nutricionistas entram em convergência ao afirmar que as pessoas sem força de vontade não pode começar com a dieta, visto que acontecem alterações significativas no organismo em cada mudança de costume alimentar. A dieta cetogênica possui dois níveis distintos que acontecem no ciclo semanal:

  • Segunda a sexta-feira: 66% de gordura, 33% das calorias de proteínas e 1% de carboidratos. Há comidas indicadas para esta fase, caso das folhas, carnes vermelhas, queijos e ovos. Fique atento com o peso e equivalência de carboidratos. Por exemplo, para cada cem gramas de alface há entre 01-02 gramas de carboidratos.
  • Fim-de-semana: 20% de gordura, 19% de proteína e 61% de carboidratos. Os dieters podem consumir toda a lista da primeira etapa, respeitando os valores da segunda fase. Alimentos com alto índice de carboidratos também são indicados, caso dos feijões, massas e legumes.

Leia mais:

Foto: thezakikhan.blogspot.com

Seções: Dietas e nutrição
Tags: ,

Deixe uma resposta

*