Dicas de como usar o clássico babado peplum

A protagonista de Harry Potter utilizou o babado peplum

O babado está na moda, ainda mais com a onda vintage e retrô que dificilmente irá passar. Mas vale destacar o retorno do peplum, que até o final de 2011 estava esquecido. O peplum é um tipo de babado que fica na cintura e dá mais volume a roupa. Ele é mais visto em roupas sociais de mulheres no cenário político e também de famílias reais. Kate Middleton, por exemplo, muitas vezes está com um modelo com peplum. A maioria das vezes é em um conjunto de blusa e saia. O detalhe lhe confere um ar sério, mas sofisticado.

Não é um bicho de sete cabeças para usá-lo, mas tem que ter certos cuidados. O peplum justamente dá um volume e tem uma forma de babado, então é mais indicado para quem tem uma silhueta mais fina, pois o detalhe dá um contorno ao corpo. Para quem já tem um quadril mais largo, corre o risco de parecer mais gordinha e ter uma cintura maior do que o real.

A atriz Emma Watson também aderiu a moda. Na première britânica de My week with Marilyn, a protagonista de Harry Potter foi ao tapete vermelho bom um peep toe preto, saia na mesma cor e uma blusa bege com cinto preto. A blusa tinha um detalhe de textura com brilho e tinha a barra com peplum. A combinação deu super certo. A atriz optou por cores sóbrias, mas esses detalhes fizeram diferença. Ficou um visual clássico e charmoso, realçado pelo babado.

Mas o peplum mais comentado foi o da atriz americana Michelle Williams. Ela foi a cerimônia do Oscar de 2012, com um vestido coral da Louis Vuitton. E justamente a parte que mais chamava a atenção foi o babado. O tomara que caia combinou com o estilo da atriz, que segue uma linha mais retrô.

O bom desse babado é que ele pode ser usado em qualquer ocasião, desde as casuais as mais formais. Ele aparece muito em vestidos e blusas, e é melhor ser acompanhado com um bom salto alto. Para as baixinhas, o salto é obrigatório se não parece que está com um volume maior do que deveria na cintura. Para quem optar pelas blusas com esse detalhe, pode combinar com uma saia mais justinha ou uma calça skinny. O ideal é sempre contrapor as peças. Nunca use dois itens muitos largos. Já que esse tipo de babado dá mais volume, é recomendável usar algo mais justo com ele.

Foto: caras.uol.com.br

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *