Como cuidar dos cabelos quimicamente tratados

Dicas para cuidar dos cabelos quimicamente tratados
Dicas para cuidar dos cabelos quimicamente tratados

Cabelos quimicamente tratados exigem cuidado em dobro, afinal, além das agressões diárias pelas quais o cabelo passa, os processos de alisamento deixam os fios ainda mais fragilizados e com grande tendência as temidas pontas duplas. Acumulam eletricidade estática e se tornam difíceis de pentear,além disso, a nutrição capilar é comprometida, pois alguns produtos entopem os poros do couro cabeludo. Mesmo sabendo os danos que a química traz o cabelo, não resistimos quando o assunto é mudar a cor, alisá-los ou cacheá-los. Saiba como recuperar seus fios e devolver a eles o brilho natural.

Invista em produtos específicos – Esta dica vale não só para cabelos alisados. Os fios tingidos também merecem produtos que reduzam o aspecto opaco e devolvam a elasticidade. Alguns procedimentos não reagem bem com componentes do shampoo, por isso, opte sempre pelas versões sem sal e sem muito aroma e cor. Após a lavagem, utilize sempre um leav-in que ajuda a manter a hidratação ao longo do dia.

Apare as pontas – É primordial que as pontas sejam aparadas de três em três meses, pois evita a descamação do fio e a consequente formação de pontas duplas. Não apare mensalmente pois pode eliminar o crescimento do cabelo. Ao aparar as pontas, evitamos também o aspecto poroso ao fazer a chapinha ou escova.

Tenha um bom secador – seque muito bem os fios com no mínimo quinze centímetros de distância com o secador frio ou morno, nunca na maior potência, pois o calor demasiado elimina a hidratação natural dos fios e dá volume. O ideal é secá-los de cima para baixo, utilizando uma escova de cerdas macias até que fique parcialmente úmido. Após este processo, deixe-os secar naturalmente. Se for fazer a chapinha ou escova, lembre-se de passar um protetor térmico. A temperatura elevada é uma das maiores causas de danos.

Protetor Solar – Prefira os de FPS 15 ou maior. Antes de expor os cabelos ás condições naturais, passe uma quantidade pequena e renove a aplicação ao longo do dia ou conforme desejar. Mesmo em dias nublados, o uso do protetor solar é indicado. Luz artificial também prejudica o cabelo. Se você trabalha ou passa muitas horas sob lâmpadas incandescentes, reaplique o produto a cada três horas.

Hidratação  – A hidratação deve ser feita uma vez por semana. A versão caseira ajuda, mas vale a pena investir em uma hidratação profissional pelo menos uma vez por mês pois o produto utilizado em salões penetra na fibra capilar com mais intensidade e os resultados são imediatos e visíveis. Prefira produtos á base de queratina, semi de lino e silicone pois favorecem a elasticidade dos fios evitando que partam com facilidade.

Foto: maxlissprofesional.blogspot.com.es

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

1 opinión en “Como cuidar dos cabelos quimicamente tratados”

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *