CFDA: O Prêmio de Moda ‘it’ da Estação

No mundo da moda, premiação é o que não falta. Principalmente quando o assunto envolve novas tendências e o que foi sucesso nas passarelas nas últimas semanas. Vestidos ‘color blocking’, ou seja, com cores opacas e botas de bico redondo prometem voltar com tudo nesta temporada de inverno.Saias e sapatos fechados virão em combinações bastante diferentes.
Não precisa ser ligado em moda para saber que assim como a música, as artes plásticas e a atuação em palcos e telas, a prática de desenhar e criar peças para o vestuário já é considerada uma arte e vem ganhando notoriedade ao longos dos anos.
A quantidade de estilistas e outros profissionais ligados á moda direta ou indiretamente cresce a cada estação e esta tendência só está aumentando.

Nesta última quarta-feira, aconteceu a premiação do CFDA Awards, evento que elege os melhores estilistas do ano e é considerado um dos mais importantes nos EUA. O CFDA  (Counsil of Fashion Designers of America) já premiou personalidades como Lady Gaga, o estilista de moda masculina Michael Bastian e o designer de acessórios Alexander Wang.

Neste ano, Johnny Depp, Tommy Hilfiger e Rei Kawakubo, uma designer de moda japonesa, estão na disputa pelo tão sonhado prêmio. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 4 de julho, no Lincoln Center, em Nova York, e terá o comediante Seth Meyers como mestre de cerimônia.

Este ano, o CFDA comemora seu aniversário de 50 anos, aumentando assim a expectativa e o entusiasmo dos organizadores, indicados ao prêmio e convidados do evento. Sempre causando alarde, as edições da cerimônia são sempre marcadas pela quebra dos paradigmas de moda e tem sempre bastante novidade da estação. Na edição de 2011, por exemplo, o tapete vermelho apresentou mais do que peças de roupa. O estilo e personalidade dos convidados estavam latentes. A atriz Kirsten Dusnt foi ao evento vestindo um elegante terno.

O CFDA já influencia o mundo da moda de diversas formas. Com o apoio da organização, a ex-modelo Sara Ziff criou o Model Alliance, organização que tem como objetivo regulamentar e servir como porta-voz de jovens modelos. Também há o projeto que regulamentou o assunto que se tem discutido: a permissão de modelos menores de dezesseis anos para desfilar. O CFDA proíbe esta prática assim como encaminha estas jovens que, em caso de apresentarem distúrbios alimentares, ao tratamento adequado. A estilista Diane Von Furstenberg, presidente do CFDA, passará a pedir o documento de identidade das modelos antes de subirem ás passarelas.
Já para 2013, os planos para o evento estão focados na semana de moda de Londres e Nova York, por não haver vantagem na competição das duas cidades consideradas polos mundiais da moda, Paris e Milão.
A temporada de Nova York acontecerá de 6 a 13 de setembro, e em Londres, de 14 a 18 de setembro.

 

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *