A arte de Annie Leibovitz para o Shopping Iguatemi


A fotógrafa americana Annie Leibovitz assinou a sua primeira campanha em território brasileiro. O trabalho foi para o Shopping Iguatemi de São Paulo que completa 45 anos em 2011. Em comemoração, ele convidou a artista para fotografar celebridades brasileiras na área de moda e cultura. Entre os clicados estão o artista Vik Muniz e, as socialites Georgina e Bianca Brandolini, o chef Alex Atala, as modelos Luciana Curtis e Isabeli Fontana.

A campanha, que foi chamada de Brazilian Soul, teve as fotos feitas em Nova York, sob a direção de arte Giovanni Bianco, com figurino de Patti Wilson. A primeira foto divulgada foi com Georgina e Bianca Brandolini para o Dia das Mães. Ao longo do ano serão lançadas mais fotos para as campanhas do shopping.

Annie Leibovitz trabalhou durante 10 anos para a Rolling Stone, entre a década de 70 e 80, e depois foi para a Vanity Fair, onde continua até hoje. Nesse período ela fez fotos clássicas para a capa da revista, como a de John Lennon nu abraçado a Yoko Ono. Entre os artistas que foram capa e clicados por ela, estão Bob Dylan, e os integrantes dos Rolling Stones, Keith Richards e Stones Mick Jagger, com quem já acompanhou e produziu fotos da turnê da banda. Ela também fotografou Bob Marley e Cindy Lauper para os cds dos artistas.

Uma das últimas campanhas que ela fez e que foi um sucesso foi para a Disney, em que ela fotografou famosos. Entre os artistas clicados, estavam Rachel Weisz como a Branca de Neve, Scarlett Johansson como Cinderela, e Beyonce como Aline no País das Maravilhas. Todas as fotos da campanha estão disponíveis no site do Uol.

Alguns de seus trabalhos mais famosos para a Vanity Fair foram as fotos com a atriz Whoopi Goldberg dentro de uma banheira de leite, e a de Demi Moore grávida e nua. Ela também já clicou Mikhail Gorbachev para uma campanha da Louis Vitton. Annie também foi a última pessoa a fotografar John Lennon, horas antes dele morrer em frente ao prédio onde morava.

A fotógrafa já foi tema do documentário Annie Leibovitz – Life through a lens, lançado em 2006. A produção tem a direção de sua irmã, Barbara, e conta momentos marcantes da carreira de Annie, como fez sucesso nos anos 70 e de sua relação de longa data com a parceira Susan Sontag, já falecida. O documentário também tem depoimentos de Mikhail Baryshnikov, de Hillary Clinton, da editora de Vogue Anna Wintour e da atriz Demi Moore.

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *